quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

10 factos da vida e obra de Gil Vicente


1. 1465 – Nascimento de Gil Vicente (em Guimarães).
2. 1502 – Representa o Monólogo do Vaqueiro em castelhano rústico nos aposentos da Rainha D. Maria para celebrar o nascimento do príncipe, o futuro Rei D. João III

3. Gil Vicente é considerado dramaturgo, organizador de espectáculos, actor e músico. Natural de Guimarães, nasceu aproximadamente entre1460-1470 e morreu em 1536, ou talvez mais tarde, também não havendo certezas da data da sua morte.

4. Durante o percurso da sua vida pessoal foi casado duas vezes. A primeira vez casou com Branca Bezerra com qual teve dois filhos.

5. Após a morte da sua primeira mulher voltou a casar, com a Melícia Rodrigues, com quem teve três filhos.
6. Durante toda a sua carreira, Gil Vicente desempenhou uma personagem oficial da corte. Muitas das peças que escreveu foram encomendadas para celebrar alguns acontecimentos, como casamentos, nascimentos ou até mesmo acompanhar festas religiosas. Muitas das suas peças foram inspiradas nas classes sociais do seu tempo, ou seja, ele criticava muitos erros que estas cometiam.
7. Obras de Gil Vicente como sabemos, Gil Vicente escreveu algumas peças para representar na presença da realeza.

8. 1517 – Primeira representação do Auto da Barca do Inferno.
9. 1502 – Representa o Monólogo do Vaqueiro em castelhano rústico nos aposentos da Rainha D. Maria para celebrar o nascimento do príncipe, o futuro Rei D. João III.

10. 1536 – Data da Morte de Gil Vicente.
















domingo, 10 de novembro de 2013

Acordar num corpo de um animal

Ontem estava a dormir muito bem, derrepente acordei e estava num corpo de um animal. Apanhei medo com isto. Levantei-me, fui para a casa de banho tomar banho, olhei-me ao espelho e vi que era um javali e até me deu graça, de seguida fui tomar o pequeno almoço. Já estava preocupado com aquilo tudo. Estive um bocado a ver televisão, mas só estava a pensar de agora ser um animal. Fui outra vez me ver ao espelho e ainda estava como um javali. Ao fim de um pouco fui me deitar um bocado que já estava cansado de pensar nisto. Dormi umas quatro horas, foi só acordar fui me logo ver ao espelho e já não estava como javali, já era uma pessoa. Afinal aquilo era tudo um sonho. 







quinta-feira, 7 de novembro de 2013

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Texto expositivo


Neste texto vou falar do planeta verde e da presença dos agrotorres.
No caso de se cumprirem os prognósticos ambientais de se sucederem fenómenos meteorológicos extremos (como o vaticínio de as monções ou os furacões se tornarem cada vez mais frequentes e violentos), as culturas permanecerão a salvo de eventuais catástrofes.
Com a transferência das hortas, das aves de capoeira, gado vivo e viveiros de piscicultura para os arranha-céus:
-permitirá cultivar os alimentos muito perto do local de consumo;
-Reduzirá a poluição causadas pelas máquinas de ceifar e de tratores;
-Irá também reduzir o consumo mundial da água;
-Funcionará a energia solar e eólica.
Vão ser construídos edifícios que funcionem com energia solar e eólica, se tudo correr bem a produção de umas megas quintas verticais poderá alimentar 50 mil pessoas. Não será também necessário o recurso a herbicidas, pesticidas, ou fertilizantes nas futuras hortas urbanas. Com isto tudo concluímos que com esta nova transferência a produção será maior, sem gastar muita água, sem utilizar herbicidas, pesticidas, fertilizantes e começa também a haver menos poluição.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Texto verossímil


 Na semana passada lembrei-me de ir passear com o meu cão. Lá ia a andar quando vi uma velhota careca com as calças vestidas ao contrário e a blusa também. Falei a velhota e continuei a andar com o cão. Mais a frente encontrei um carro sem vidros, sem bancos e sem rodas, achei aquilo tudo muito estranho. Continuei a andar na mesma, mais a frente encontrei uma aldeia, as casas eram muito estranhas, umas não tinham portas, outras não tinham telhado, enfim era tudo muito estranho. Derrepente comecei a ouvir uns gritos lá mais a frente, más continuei a andar, até que vi duas crianças a andar de bicicleta a pedal. Andavam de pés para o ar e as crianças viram o cão e vieram para perto de mim, perguntaram-me como é que eu me chamava e o cão e eu lá lhe disse. Perguntei-lhes também como é que eles se chamavam, um disse que era Pisco e o outro disse que era Pardal, eu não disse nada, más achei os nomes muitos esquisitos. Ao fim de um bocado apareceu um cão que era deles, o cão não tinha orelhas, não tinha rabo e era verde. Resolvi me ir embora e pensei cá para mim que tinha sido as coisas mais estranhas que tinha visto.





quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O filme "Amadeus"

1-Como se chama o filme?
O filme chama-se Amadeus.

2- Quem é o realizador?
O realizador é o Milos Forman.

3-Qual é a personagem principal?
A personagem principal é o Wolfgang Amadeus Mozart.

4- Faz um resumo da história do filme. (100-200)
O filme fala-nos de um senhor chamado Salieri que acha ter matado o Mozart e a seguir suicidou-se. Antes do Salieri ir para o hospício, ele conheceu lá um jovem que era padre. O Mozart durante algum tempo fez as suas canções e tocava para quem quisesse ouvir. Passado algum tempo houve uma festa que Mozart foi com a sua esposa. O pai dele para o castigar disse que o levava para o Salzburgo. O Salieri era muito poderoso e mandava muito e as pessoas tinham respeito por ele. O Mozart já não era assim o que podia ter melhor desperdiçava. A esposa de Mozart falou com o Salieri para ele ver como estavam as canções De Mozart. Ele depois tocou as suas canções para toda gente.



 5-Esta personagem é inspirada numa pessoa que realmente existiu. Aponta 10 factos da sua biografia.

1-  Mozart nasceu em Salzburgo em 27 de Janeiro de 1756.
2-  O nome completo dele é Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart.
3-  O padrinho dele foi Joannes Theophilus Pergmayr.
4- Em 1762 viajou para Munique.
5- No início de 1789 Mozart aceitou um convite para acompanhar o príncipe Karl Lichnowsky à Alemanha.
6- Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância.
7- Ao longo de toda a sua carreira Mozart produziu música de câmara.
8- Em meados do século XIX o interesse pela música de Mozart reviveu.
9- Suas duas óperas derradeiras, A Flauta Mágica e A Clemência de Tito.
10- Mozart foi velado na catedral em 6 de dezembro e no dia 6 ou 7 foi enterrado com discrição em uma .vala comum no cemitério da Igreja de São Marx.

6-O que é um menino prodígio?
Um menino prodígio é uma criança que domina habilidades em várias áreas que praticamente só são dominadas por adultos, ou seja, é uma criança muito talentosa.

7- Escreve o nome de 3 personagens e diz quais são os atores (atrizes)que as representam.


8- Faz a biografia de um actor ( ou actriz) do
                                            
1-  Elizabeth Berridge nasceu dia 2 de Maio de 1962 em New Rochelle.
2- Elizabeth Berridge era filha de George Berridge e de Mary L. Berridge.
3- Ela e sua família viveram em Larchmont.
4- Em 2001, ela casou com o actor Kevin Corrigan.
5- Eles tiveram uma filha chamada Sadie Rose Corrigan.
6- Devido aos seus compromissos de atuação, Elizabeth recebeu seu diploma por meio de um programa de estudo independente em Mamaroneck High School.
7- Elizabeth destacou-se em seu papel no filme "Amadeus", grande sucesso de 1984, que retrata a vida de Mozart.
8- Chatsworth Elementary School, onde começou a cantar e atuar.
9- Elizabeth Berridge é uma atriz estadunidense de cinema e teatro.

10- A nacionalidade dela era British.








segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A sala de aula


A sala é grande, as paredes são azuis e brancas. Tem um computador, existem muitas cadeiras, algumas mesas, armários, janelas, um quadro interactivo e um para escrever com giz e um projector. Um quadro é branco e o outro é verde.

 A sala tem as paredes pintadas de umas cores muito feias. O computador está todo partido e velho, as cadeiras são muito desconfortáveis, as mesas estão todas riscadas e são muito velhas. As janelas estão quase a cair, custam a abrir e quase sempre o projector não funciona, enfim a sala é horrível.

 
A sala é maravilhosa e as paredes estão muito bonitas. O computador é dos melhores que há, as mesas são novas e estão sempre limpas, as cadeiras são muito confortáveis. Os quadros são perfeitos e o projector também.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"O Rapaz Do Pijama Às Riscas" de John Boyne


O Rapaz Do Pijama Às Riscas
Certa tarde, quando Bruno chegou a casa depois da escola, ficou surpreendido ao ver Maria, a criada da família que andava sempre de cabeça baixa e nunca levantava os olhos do chão, no seu quarto, a esvaziar-lhe o roupeiro e a arrumar tudo em quatro grandes caixotes de madeira, até mesmo aquelas coisas que eu tinha escondido no fundo do roupeiro e que eram dele e só dele e não diziam respeito a mais ninguém.
- O que estás a fazer? - Perguntou o Bruno no tom mais educado que conseguiu arranjar, pois apesar de não estar contente por chegar a casa e encontrar alguém a mexer nas suas coisas, a mãe sempre lhe ensinara a tratar Maria com respeito e a não se limitar a imitar o modo como o pai falava com ela. - Pára de mexer nas minhas coisas.
 
O nome do autor deste livro chama-se John Boyne