terça-feira, 8 de novembro de 2011

Arroz de cabidela

Nos primeiros dias de Agosto os campos estavam todos cheios de milho. Havia um rio que passava no meio de um vale, corria muito pouco, mal dava para os animais beberem.
O senhor Fortunato vinha todos os quinzes dias à terra onde tinha nascido. Ele vinha com a mulher, o filho e a filha, A mulher chamava-se Elvira, o filho era Luisinho e a filha Teresinha. Chamavam-lhes a familia Fortunata.
A familia Fortunata ia sempre comer aos domingos a da sua prima. A sua prima matava sempre um galo grande e fazia com arroz de cabidela e comiam todos.
A prima dos furtonatos tinha muitas galinhas e galos. Um dia levantou-se foi olhar as capoeiras das galinhas não estava lá nenhuma porque as raposas comeram-nas todas. A dona ficou muito triste que já não fazia arroz de cabidela para comer com os seus primos. Dai para a frente começaram a comer outra comida ao domingo.
Autor- António Mota era professor do ensina básico. Em 1990 foi galardoado com o prémio Gulbenkian de leitura para crianças e tem muitos livros publicados. Na caminho editou o romance Pardinhas (coleção caminho jovens) e ventos da serra (coleção de par em par).
Opinião- Eu gostei de ler este livro, e é muito engraçado.






Imagem in:galo

1 comentário: