Imagina uma história a partir das seguintes palavras: branco, mentira, balão, dançar, salgado.
Era uma vez uma velha que gostava muito de dançar, até dançava num rancho. Essa velha gostava muito de mentir às companheiras que dançavam com ela no rancho, era muito mentirosa. Mentia a toda à gente.
Um dia disse às companheiras do rancho:
-Sabem, fui a feira e os ciganos só tinham roupa branca à venda. E era mentira, mas as amigas acreditaram. Uma das suas companheiras disse-lhe:
-Que bom! Estava mesmo a precisar de roupa branca. Vai haver uma festa na minha terra e só se pode ir vestido de branco e eu ainda nao encontrei roupa branca.
A amiga sem desconfiar de nada foi à feira e não viu a roupa branca. Não ligou pensou que talvez os ciganos já tivessem vendido tudo e veio embora para caso.
Passado alguns dias foram dançar para o rancho. Quando acabou a velha, que era muito mentirosa disse:
-Amanhã faço anos e vou ter uma grande festa, até vai haver balões, parece uma festa para crianças. Também vai haver um churrasco e até vamos poder comer presunto salgado, acabadinho de tirar da salgadeira. Quero que vocês apareçam.
No outro dia as companheiras lá foram, quando chegaram não havia festa nenhuma e a velha nem vivia naquele sítio. As companheiras ficaram muito desiludidas e nunca mais acreditaram na velha.