quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Texto verossímil


 Na semana passada lembrei-me de ir passear com o meu cão. Lá ia a andar quando vi uma velhota careca com as calças vestidas ao contrário e a blusa também. Falei a velhota e continuei a andar com o cão. Mais a frente encontrei um carro sem vidros, sem bancos e sem rodas, achei aquilo tudo muito estranho. Continuei a andar na mesma, mais a frente encontrei uma aldeia, as casas eram muito estranhas, umas não tinham portas, outras não tinham telhado, enfim era tudo muito estranho. Derrepente comecei a ouvir uns gritos lá mais a frente, más continuei a andar, até que vi duas crianças a andar de bicicleta a pedal. Andavam de pés para o ar e as crianças viram o cão e vieram para perto de mim, perguntaram-me como é que eu me chamava e o cão e eu lá lhe disse. Perguntei-lhes também como é que eles se chamavam, um disse que era Pisco e o outro disse que era Pardal, eu não disse nada, más achei os nomes muitos esquisitos. Ao fim de um bocado apareceu um cão que era deles, o cão não tinha orelhas, não tinha rabo e era verde. Resolvi me ir embora e pensei cá para mim que tinha sido as coisas mais estranhas que tinha visto.





quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O filme "Amadeus"

1-Como se chama o filme?
O filme chama-se Amadeus.

2- Quem é o realizador?
O realizador é o Milos Forman.

3-Qual é a personagem principal?
A personagem principal é o Wolfgang Amadeus Mozart.

4- Faz um resumo da história do filme. (100-200)
O filme fala-nos de um senhor chamado Salieri que acha ter matado o Mozart e a seguir suicidou-se. Antes do Salieri ir para o hospício, ele conheceu lá um jovem que era padre. O Mozart durante algum tempo fez as suas canções e tocava para quem quisesse ouvir. Passado algum tempo houve uma festa que Mozart foi com a sua esposa. O pai dele para o castigar disse que o levava para o Salzburgo. O Salieri era muito poderoso e mandava muito e as pessoas tinham respeito por ele. O Mozart já não era assim o que podia ter melhor desperdiçava. A esposa de Mozart falou com o Salieri para ele ver como estavam as canções De Mozart. Ele depois tocou as suas canções para toda gente.



 5-Esta personagem é inspirada numa pessoa que realmente existiu. Aponta 10 factos da sua biografia.

1-  Mozart nasceu em Salzburgo em 27 de Janeiro de 1756.
2-  O nome completo dele é Joannes Chrysostomus Wolfgangus Theophilus Mozart.
3-  O padrinho dele foi Joannes Theophilus Pergmayr.
4- Em 1762 viajou para Munique.
5- No início de 1789 Mozart aceitou um convite para acompanhar o príncipe Karl Lichnowsky à Alemanha.
6- Mozart mostrou uma habilidade musical prodigiosa desde sua infância.
7- Ao longo de toda a sua carreira Mozart produziu música de câmara.
8- Em meados do século XIX o interesse pela música de Mozart reviveu.
9- Suas duas óperas derradeiras, A Flauta Mágica e A Clemência de Tito.
10- Mozart foi velado na catedral em 6 de dezembro e no dia 6 ou 7 foi enterrado com discrição em uma .vala comum no cemitério da Igreja de São Marx.

6-O que é um menino prodígio?
Um menino prodígio é uma criança que domina habilidades em várias áreas que praticamente só são dominadas por adultos, ou seja, é uma criança muito talentosa.

7- Escreve o nome de 3 personagens e diz quais são os atores (atrizes)que as representam.


8- Faz a biografia de um actor ( ou actriz) do
                                            
1-  Elizabeth Berridge nasceu dia 2 de Maio de 1962 em New Rochelle.
2- Elizabeth Berridge era filha de George Berridge e de Mary L. Berridge.
3- Ela e sua família viveram em Larchmont.
4- Em 2001, ela casou com o actor Kevin Corrigan.
5- Eles tiveram uma filha chamada Sadie Rose Corrigan.
6- Devido aos seus compromissos de atuação, Elizabeth recebeu seu diploma por meio de um programa de estudo independente em Mamaroneck High School.
7- Elizabeth destacou-se em seu papel no filme "Amadeus", grande sucesso de 1984, que retrata a vida de Mozart.
8- Chatsworth Elementary School, onde começou a cantar e atuar.
9- Elizabeth Berridge é uma atriz estadunidense de cinema e teatro.

10- A nacionalidade dela era British.








segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A sala de aula


A sala é grande, as paredes são azuis e brancas. Tem um computador, existem muitas cadeiras, algumas mesas, armários, janelas, um quadro interactivo e um para escrever com giz e um projector. Um quadro é branco e o outro é verde.

 A sala tem as paredes pintadas de umas cores muito feias. O computador está todo partido e velho, as cadeiras são muito desconfortáveis, as mesas estão todas riscadas e são muito velhas. As janelas estão quase a cair, custam a abrir e quase sempre o projector não funciona, enfim a sala é horrível.

 
A sala é maravilhosa e as paredes estão muito bonitas. O computador é dos melhores que há, as mesas são novas e estão sempre limpas, as cadeiras são muito confortáveis. Os quadros são perfeitos e o projector também.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

"O Rapaz Do Pijama Às Riscas" de John Boyne


O Rapaz Do Pijama Às Riscas
Certa tarde, quando Bruno chegou a casa depois da escola, ficou surpreendido ao ver Maria, a criada da família que andava sempre de cabeça baixa e nunca levantava os olhos do chão, no seu quarto, a esvaziar-lhe o roupeiro e a arrumar tudo em quatro grandes caixotes de madeira, até mesmo aquelas coisas que eu tinha escondido no fundo do roupeiro e que eram dele e só dele e não diziam respeito a mais ninguém.
- O que estás a fazer? - Perguntou o Bruno no tom mais educado que conseguiu arranjar, pois apesar de não estar contente por chegar a casa e encontrar alguém a mexer nas suas coisas, a mãe sempre lhe ensinara a tratar Maria com respeito e a não se limitar a imitar o modo como o pai falava com ela. - Pára de mexer nas minhas coisas.
 
O nome do autor deste livro chama-se John Boyne